Antepasto de berinjela (receita) – Vai ter copa sim!

Antepasto de berinjela

(pra comer vendo o jogo, no aniversário do priminho mais novo, na casa da sogra…)

Hoje o dia tá rendendo, enquanto os biscoitos de amêndoas estavam no forno eu estava preparando esse delicioso antepasto de berinjela para receber a família amanhã para assistir o jogo.

Sinceramente não sou tão empolgada com a Copa mas para mim qualquer coisa é pretexto pra reunir a família e os amigos e fazer uma bagunça. Ah, não pode faltar uma boa comida, claro.

Aprendi a gostar desse prato com meu pai que é fã assumido de berinjela (não importa a forma), pastei um pouco pra conseguir uma receita que desse certo e parece que finalmente consegui.

Pasmem, é muito fácil de fazer embora um pouco trabalhoso mas com certeza vale a pena.

Além de delicioso tem uma excelente motivação pra fazer esse prato em casa: sai infinitamente mais barato do que comprar pronto.

Já vi por aí esse antepasto de berinjela (bem mais simples que o que mostrarei, mais parecendo antepasto de pimentão) a R$100,00 o kg, quase pari um boto quando vi :O!

Sem mais delongas, vamos lá!

Antepasto de berinjela

Antepasto de berinjela

Ingredientes

  • 500g a 700g de berinjelas para conserva (são bem pequenininhas, iguais a esta)
  • 1 abobrinha italiana
  • 2 cebolas roxas pequenas
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão amarelo
  • 4 tomates
  • Alho a gosto
  • Azeite quanto baste
  • Azeitonas verdes ou pretas a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Corte a berinjela e os tomates em tiras não tão finas e a abobrinha, pimentões e a cebola em tiras finas.

Disponha em uma assadeira antiaderente, jogue o alho (eu uso alho em flocos), as azeitonas e tempere com sal, pimenta e demais temperos que você queira.

Misture tudo muito bem e regue com azeite, apenas o suficiente para umedecer e os legumes não queimarem. Coloque no forno médio e deixe o fogo fazer seu trabalho.

O tempo de preparo é longo (mais de 1 hora), de tempos em tempos dê uma olhada, mexa com um garfo e, se necessário, acrescente mais azeite para deixar úmido.

O antepasto estará pronto assim que tudo estiver “mole”, perfeitamente cozido e com um cheiro maravilhoso (eu descrevo super precisamente as coisas né? Vou melhorar isso, prometo…)

Deixe esfriar e coloque em um pote de vidro com tampa, regue com azeite mas não precisa encharcar demais, recomendo fazer pelo menos um dia antes do consumo para que ela fique “curtindo” na geladeira.

Você pode acrescentar o que mais gostar, cogumelos, passas, nozes, tudo fica delicioso e certamente vai agradar seus convidados.

Sirva com um delicioso pão italiano, ninguém vai resistir.

Moral da história? Mangia che ti fa bene!

Até a próxima :)

Bookmark the permalink.

One Comment

  1. Pingback: Aniversário Vegano - O que servir na festa?

Leave a Reply